Notícias

Oportunidade

CGU abre curso a distância em Educação Cidadã

publicado: 16/09/2019 11h59, última modificação: 23/09/2019 11h55
O curso Educação Cidadã - Ética, cidadania e o combate à corrupção, em parceria com a UFG, busca contribuir para que cidadãos e servidores tenham conhecimento para aprimoramento das políticas públicas

CGU abre cursos a distância em transparência, governo aberto e controle social

 http://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/cgu/curso/3696/visualizar

 

Ética, cidadania e combate à corrupção são conceitos, por vezes, abstratos para muitas pessoas, que, por não compreenderem seus significados e importância, não os aplicam na vida cotidiana. Por consequência, vivem à margem do que se pode chamar de cidadão pleno, conhecedor dos seus direitos e deveres, sendo agente de transformação em sua comunidade.

A educação é um instrumento legal e democrático que permite a difusão do conhecimento, sem distinção, para todos. Todavia, sabe-se que nem sempre todos os cidadãos têm acesso igualitário a tal instrumento. Dessa forma, ações voluntárias e/ou institucionalizadas que visem disseminar conhecimentos são indispensáveis na construção da cidadania.

A educação para a cidadania, em seu sentido mais amplo, é uma ferramenta de transformação e de incentivo à participação social. Isso porque permite incrementar a formação integral e qualitativa dos indivíduos, cujas ações serão permeadas por princípios de integridade, que se refletirão nas respectivas condutas em sociedade.

Os cidadãos não nascem prontos, mas a educação desempenha um papel fundamental na formação das pessoas. Mas lembrem! Construir a cidadania é uma responsabilidade conjunta da família, da escola e do Estado, e os benefícios dessa união são usufruídos por todos.

 

As aulas foram elaboradas pela Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção (STPC) em parceria com o Laboratório de Tecnologia da Informação e Medidas Educacionais da Universidade Federal de Goiás (LabTIME/UFG). 

As inscrições podem ser efetivadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação – AVAMEC (http://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/cgu).