Notícias

Cidadania

CGU e Aflatoun International firmam parceria em educação cidadã

publicado: 11/06/2018 16h18, última modificação: 04/04/2019 14h51
Acordo apoiará os programas da CGU para promover orientações, no âmbito social e financeiro, entre crianças e adolescentes
CGU e Aflatoun International firmam parceria em educação cidadã

Iniciativa apoiará os programas que a CGU vem desenvolvendo, especialmente no campo da educação cidadã, a exemplo do “Um Por Todos e Todos por Um”, promovido em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) e a organização internacional Aflatoun assinaram acordo de cooperação para incentivar a capacitação social e econômica de crianças e adolescentes. A parceria prevê a troca de experiências, material didático e informações pedagógicas para produzir e/ou implementar as ações propostas, além do compartilhamento de redes e contatos. O acordo foi assinado por meio de memorando de entendimento e tem validade de cinco anos. 

A iniciativa apoiará os programas que a CGU vem desenvolvendo, especialmente no campo da educação cidadã, a exemplo do “Um Por Todos e Todos por Um”, promovido em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa. O programa utiliza o universo lúdico dos personagens da Turma da Mônica para dialogar sobre ética e cidadania com crianças e adolescentes em todo o país, disseminando valores relacionados à participação social, à democracia, ao respeito à diversidade e à responsabilidade pelo bem-estar coletivo. Também oferece aos alunos a oportunidade de conhecer e trabalhar, em atividades de classe e em família, conceitos como democracia, interesse público, inclusão social, participação e autoestima. 

Aflatoun

A Aflatoun (Child Savings International) é uma organização não-governamental com foco em educar as crianças sobre os seus direitos e responsabilidades e gestão dos recursos financeiros por meio da educação social e financeira. Seu programa é implementado atualmente em 109 países e atinge anualmente 3 milhões de crianças em todo o mundo e ajuda mais de 729 mil deles a economizar dinheiro e outros recursos.