Notícias

CONCURSO DE DESENHO E REDAÇÃO

CGU recebe o estudante Gabriel Henrique, participante do 10º Concurso de Desenho e Redação da CGU

publicado: 08/02/2019 06h48, última modificação: 04/04/2019 14h32
alunod.jpg

No dia 08 de fevereiro a Controladoria-Geral da União (CGU) recebeu a visita do estudante Gabriel Caetano, participante do 10º Concurso de Desenho e Redação que aconteceu em 2018. Gabriel foi recebido pela Equipe de Educação Cidadã da CGU.

O estudante, concluinte do ensino médio na rede pública de ensino - Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Pedro II de Belém/PA, vem se destacando de modo positivo em seu desenvolvimento escolar. Em sua infância foi diagnosticado com ambliopia e baixa visão e com isso enfrenta limitações, contudo, não suficientes para desanimá-lo em seus estudos. Apaixonado por leitura e com grande potencial para escrita, Gabriel foi vencedor de vários concursos de redação do estado do Pará. Ressaltou que as inscrições nos concursos foram realizadas para ampla concorrência e mesmo com dificuldade realizou as redações de “próprio punho”, pois os regulamentos não preveem o auxílio de cuidador para transcrições das redações. O Concurso de Desenho e Redação da CGU permite a participação de estudantes com deficiência nas respectivas categorias (ano escolar) e quando necessário, admite o auxílio do cuidador para a transcrição dos trabalhos. Ainda assim, o talento e a determinação renderam ao Gabriel várias premiações e certificados de participação em concursos do gênero, além de servir como inspiração para muitos colegas de turma e da escola despertando o interesse pela leitura e produção de textos.

Em 2017 e 2018 Gabriel recebeu homenagens da escola pelo seu comportamento exemplar e pelas suas notas. Após a conclusão do ensino médio, como exemplo de garra e determinação o estudante foi aprovado, pela nota do ENEM na Universidade Federal do Pará para o curso de Direito.

Confira o depoimento do Aluno : https://educacaocidada.cgu.gov.br/videos/videos-home/titulo-do-video-em-3-linhas-e-em-ate-50-caracteres-2