Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Concurso de Desenho e Redação e Corrida de Rua marcam comemorações do Dia Internacional Contra a Corrupção no Acre
conteúdo

Notícias

Concurso de Desenho e Redação e Corrida de Rua marcam comemorações do Dia Internacional Contra a Corrupção no Acre

Educação cidadã

publicado: 13/12/2018 16h47, última modificação: 18/01/2019 09h10
Com o tema “Ser Honesto é Legal”, o 10º Concurso de Desenho e Redação da CGU (CDR) contou com uma vencedora do Estado do Acre

Com o tema “Ser Honesto é Legal”, o 10º Concurso de Desenho e Redação da CGU (CDR) contou com uma vencedora do Estado do Acre

A Unidade Regional da CGU no Acre e o Fórum Permanente de Prevenção e Combate à Corrupção (Focco) promoveram evento em comemoração ao Dia Internacional Contra a Corrupção que contou com a presença de alunos da rede pública e particular de Rio Branco e com apresentações artísticas e culturais.

Com o tema “Ser Honesto é Legal”, o 10º Concurso de Desenho e Redação da CGU (CDR) contou com uma vencedora do Estado do Acre, a estudante Bruna Luiza Vitoriano A. Assis, da Escola Estadual João Paulo I, que concorreu na categoria 1º ano do ensino fundamental com o trabalho do tipo desenho, recebeu um tablet, e sua professora orientadora, Silândia Camargo Nunes, recebeu um notebook.  Outros cinco alunos e seus professores orientadores também foram premiados em âmbito estadual.

Aconteceu também a 3ª Corrida Contra a Corrupção que teve largada no Lago do Amor - Parque do Tucumã, os atletas puderam optar pelos percursos de corrida de 5 km ou 10km ou ainda pela caminhada de 4km.

O Dia Internacional Contra a Corrupção é alusivo ao dia 9 de dezembro, pois remete à data em que o Brasil e mais 101 países assinaram a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, em 2003, na cidade mexicana de Mérida.

O Focco/AC é um espaço colegiado e permanente no âmbito do Estado do Acre, formado por pessoas jurídicas e órgãos integrantes da administração pública, com o objetivo de aprimorar a articulação institucional com vistas a combater a corrupção e estimular o controle social, conscientizando a sociedade acerca do necessário exercício permanente da cidadania.

No Acre o fórum é composto por 12 instituições municipais, estaduais e federais que trabalham no controle e fiscalização. Dentre elas estão a Controladoria-Geral da União, Tribunal de Contas da União, Ministério Público do Estado do Acre, Ministério Público Federal, Controladoria-Geral do Estado, Controladoria-Geral do Município de Rio Branco, Receita Federal, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público Especial, Advocacia Geral da União, Departamento da Polícia Federal e Ministério Público do Trabalho.

 Para conhecer os trabalhos dos vencedores do 10º CDR, acesse: https://educacaocidada.cgu.gov.br/programas/desenho-redacao