Notícias

Um por Todos

Programa Um por Todos é destaque em Mato Grosso

publicado: 17/12/2019 14h44, última modificação: 17/12/2019 14h44

O Programa Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania (UPT), criado em 2008 pela Controladoria-Geral da União (CGU) em conjunto com o Instituto Maurício de Sousa, pretende fomentar a reflexão sobre temas importantes relacionados à construção da cidadania entre o público infanto-juvenil, tendo a escola como núcleo principal do desenvolvimento das ações.

Os trabalhos da Unidade Regional da CGU em Mato Grosso para a expansão do UPT foram intensificados em 2016, com a aquisição de material didático do Programa com recursos públicos recuperados no âmbito da Operação Ararath, mediante parceria com a 5ª Vara da Justiça Federal – Seção Judiciária de Mato Grosso e o Ministério Público Federal.

Nos anos seguintes, 2017 e 2018, a aplicação do UPT evoluiu, culminando em 2019 no alcance de mais de 12 mil alunos em 215 escolas, distribuídas em 21 municípios mato-grossenses: Água Boa, Alta Floresta, Apiacás, Campo Verde, Carlinda, Colniza, Cuiabá, Dom Aquino, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Paranaíta, Paranatinga, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.

Somam-se a isso, os esforços empreendidos na capacitação presencial dos profissionais de educação envolvidos no UPT, totalizando cerca de 790 professores, coordenadores e assessores pedagógicos capacitados até julho de 2019.

Nesse espírito, o Programa UPT em Mato Grosso segue atingindo os resultados esperados, sempre buscando a formação de cidadãos mais íntegros e preocupados com o bem-estar social e com a coletividade.

Programa UPT em Mato Grosso – Mapa de Municípios Participantes

 

upt mt.jpg

 

Fotos:

Tangará da Serra

Dom Aquino

Escola Vereador Paulo de Campos Borges

Encerramento UPT em Cuiabá