Você está aqui: Página Inicial > Programas > Educathon
conteúdo


Educathon


No dia 13 de julho de 2018, a equipe de Educação Cidadã do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União - CGU, juntamente com a Fundação Lemann e o Instituto Maurício de Sousa, realizaram, na sede da Maurício de Sousa Produções, em São Paulo, a Primeira Oficina de co-criação sobre Ética e Cidadania (Educathon).

Na oportunidade, dez professores convidados das cinco regiões brasileiras deram uma importante contribuição aos participantes, compartilhando as suas experiências em sala de aula, suas trajetórias pedagógicas e os aprendizados da docência. Foram realizadas quatro oficinas de co-criação, cujos produtos nortearão a elaboração dos conteúdos que apoiarão o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos materiais, com temas relacionados à Ética e Cidadania, voltados especialmente ao público infanto-juvenil das escolas públicas e particulares do Brasil.

Os participantes foram divididos em oficinas, conduzidas por roteiristas do IMS, para a troca de experiências e o compartilhamento de vivências em salas de aulas do Ensino Fundamental. Os resultados das discussões vão subsidiar o desenvolvimento de conteúdos de materiais didáticos sobre educação cidadã, para ser utilizado em capacitações presencias ou à distância. 

A previsão é de que, ainda este ano, uma revista em quadrinhos seja destinada aos estudantes do 2º ano, como parte de um projeto-piloto. O material, que será acompanhado de um guia para professores, trabalha a questão da alfabetização, ao mesmo tempo que explora temas de ética e cidadania. Essa primeira ação alcançará mais de 100 mil escolas e 1,5 milhão de alunos.